Você sabe sobre a importância da ergonomia?
A ergonomia é parte fundamental de todo trabalho, não há como trabalhar sem conforto e em posição inadequada. Sendo assim existem alguns equipamentos que podem auxiliar na hora de trabalhar.
Os produtos ergonômicos tem função de ajustar o trabalho ao profissional, protegendo-o do desconforto, assegurando a saúde e melhorando a produtividade. Cada atividade pode exigir um tipo de posição e equipamento diferente. Durante o período de trabalho podem existir sobrecargas psíquicas, físicas ou cognitivas, e os produtos ergonômicos devem evitar os problemas de postura e operacionais no momento de realização das tarefas.
Veja alguns equipamentos ergonômicos para ambientes administrativos. Estes podem auxiliar no mobiliário, no posto de trabalho e das funções exercidas. Existem vários modelos no mercado para evitar acidentes no trabalho, minimizar problemas de postura, esforços físicos e evitar os riscos de doenças ocupacionais.
Suporte para monitor
Reguláveis, apoiados ou acoplados nas mesas, oferecem conforto para o pescoço e uma postura correta da cabeça.
Apoio para os pés
Estes equipamentos são recomendados para pessoas mais baixas que não conseguem apoiar os pés no chão quando estão sentadas na mesa de trabalho.
Suporte para notebook
Para quem optar pelo notebook, e seu uso não seja prejudicial, o uso do suporte permite uma adequação ergonômica, conforto para a cabeça e uma postura adequada.
Apoio de punho para uso do mouse
Estes apoiadores permitem descansar as mãos. Além disso mantendo o mouse pad mais próximo da ponta da mesa e do corpo pode reduzir também a fadiga dos ombros e dos braços.
Cadeiras
As cadeiras possuem diversos modelos que permitem regulagens de modo a atender diversos biótipos. Nas cadeiras o apoio para o braço também é importante. Para quem faz uso de teclado e mouse a cadeira deve ser posicionada em altura que o cotovelo fique na mesma direção do teclado. Caso a atividade seja escrever na mesa a cadeira deve ficar mais baixa.
Para escolher o produto certo é importante realizar testes e avaliações por especialistas em aspectos operacionais pelos usuários. É preciso observar o usuário e as atividades que serão exercidas. Lembrando que produtos reguláveis são mais seguros pois podem se adaptar a vários tamanhos, de modo que o próprio usuário possa fazer os ajustes necessários.
É fundamental pensar nas necessidades humanas, não restringindo apenas os aspectos operacionais.
Fonte: Super Guia de Proteção