Reinvenção das turbinas eólicas
Durante nossa série sobre alternativas energéticas mostramos que a energia eólica está sendo uma opção bastante reconhecida quando o assunto é geração de energia verde. Esse tipo de produção energética já é bem conhecido pela ciência, porém, empresas tentam a todo momento inovar ainda mais.
Já pensou em uma turbina eólica sem hélices? Esse é o novo projeto da empresa espanhola Vortex Bladeless que promete uma obtenção de enegia mais eficiente e sustentável. A ideia da “torre” é usar correntes de vento (vórtices), que são um grande problema para engenheiros, e estão relacionados à vorticidade, um efeito aerodinâmico.
Por não haver contato entre as peças móveis, não há se faz necessário o uso de lubrificantes ou de reposição de peças, o que reduz consideravelmente o custo da produção. Além disso, há redução de 40% da pegada de carbono e também de 40% nos custos de geração de energia.
Além dessas vantagens, as turbinas da Vortex não causam morte de pássaros e não são tão causam tanta poluição sonora quanto os modelos convencionais. Entretanto, há captação de 30% de energia a menos quando comparado ao método tradicional, para uma mesma área.
Vários testes em túneis de vento foram realizados para testar a turbina. Atualmente, existem modelos de turbina, o Vortex Mini, para geração doméstica ou industrial, e o Vortex Gran, para geração de energia em larga escala.
Conheça um pouco mais dessa turbina no vídeo abaixo:
FONTE: www.institutodeengenharia.org.br