Saiba mais sobre o Índice Global de Inovação

Em tempos de crise econômica, o mundo investe cada vez mais em tecnologias inovadoras. Porém, parece que o nosso país não está seguindo essa fórmula. Esse ano ele ocupa o 70º lugar no ranking do Índice Global de Inovação.

Em menos de cinco anos o Brasil perdeu mais de 20 posições, já que em 2011 ele encontra-se em 47º lugar. O desempenho do país está abaixo da média mundial, que é de 0,71, porém mantém-se acima de países como a Colômbia, Paraguai e Peru.Na região da América Latina e do Caribe, o Brasil ocupa a 8ª posição. Um decréscimo em comparação com 2014, quando o país apareceu no 5º lugar.

Segundo o estudo em questão, apesar de o Brasil cair no ranking global do índice, ele melhorou em uma série de investimentos em inovação. O país melhorou em seis de oito variáveis no campo das instituições.

Por outro lado, as principais quedas do Brasil aconteceram em dois pilares de produção de inovação. O país caiu do 65º lugar para o 72º na área de produção de conhecimento e tecnologia, e da 64ª posição para a 82ª nas produções criativas.

Conheça agora a lista dos 10 países que estão no topo do ranking do Índice Global de Inovação:

10º lugar – Dinamarca

 

9º lugar – Luxemburgo

 

8º lugar – Irlanda

 

7º lugar – Singapura

 

6º lugar – Finlândia

 

5º lugar – Estados Unidos

 

4º lugar – Holanda

 

3º lugar – Suécia

 

2º lugar – Reino Unido

 

1º lugar – Suíça

 

FONTE: Exame