O avião chinês a base de óleo reciclado

A companhia aérea chinesa Hainan Airlines conseguiu completar no início deste ano o primeiro voo de passageiros do país no qual o combustível da aeronave foi o óleo de cozinha usado em restaurantes que passou por um processo de reciclagem. O feito surpreendeu o mundo e o setor da aviação nacional considerou um “passo gigante” para a indústria.

O voo regular, um Boeing 737 com 100 passageiros a bordo, partiu no sábado de Xangai e chegou a Pequim no mesmo dia, utilizando biocombustível elaborado pela refinaria chinesa Sinopec. Segundo o que foi divulgado pela impresa chinesa, a base do combustível é o óleo de cozinha recolhido de restaurantes. A aeronave utilizou em todo o seu percurso duas formas de combustível: o óleo reciclado como combustível combinado com combustível derivado do petróleo tradicional, em uma proporção de 50% para cada um de seus dois motores.

Este biocombustível emite entre 50% e 80% menos de dióxido de carbono que os voos com combustível derivado do petróleo tradicional. os envolvidos nos projeto têm expectativa que seu uso reduza a poluição gerada pela aviação, embora seu uso ainda seja pontual devido ao alto custo.

O vice-presidente da Hainan Airlines, Pu Ming, foi o piloto do voo teste. Porém, os primeiros aviões de passageiros que usaram biocombustível foram fretados pela companhia alemã Lufthansa em 2011, ano no qual China também começou a realizar testes com esta nova tecnologia.

FONTE: EXAME.COM