Menor cadeira de rodas elétrica do mundo é criada por estudantes

A vida de muitos jovens está prestes a melhorar bastante graças a estudantes da Brigham Young University que criaram uma cadeira de rodas elétrica, pequena e barata. O projeto tem como objetivo atender crianças que não conseguem andar, rastejar, controlar a cabeça, e nem mesmo levantar os braços.

Atualmente, cadeiras elétricas motorizadas para crianças pequenas já existem. O problema é que elas podem custar até US$ 15.000, uma quantia que poucas famílias dispõem.

Para a família Jensen a situação é um pouco mais complicada. Tanner Jensen tem três anos de idade e seu irmão, Skyler, tem 20 meses de vida. Ambos nasceram com uma condição genética rara conhecida como Atrofia Muscular Espinhal e, por isso, em sua casa são necessárias duas cadeiras.

Outro desfio enfrentado pelas família é que, frequentemente essas cadeiras são grandes demais e as residências precisam de modificações para recebê-las. O que também não é um investimento barato, já que é preciso adaptar a casa inteira às necessidades especiais da criança.

Para tentar resolver esses e outras dificuldades, cinco estudantes de engenharia mecânica da universidade se desafiaram a criar a menor cadeira de rodas elétrica do mundo para os irmãos Jensen. Após um ano de designs, testes e estudos eles aperfeiçoaram uma cadeira feita com armação de canos PVC que pesa cerca de 10kg e aguenta crianças com até 25kg.

E o melhor: o preço final, incluindo baterias, rodas, motores, os eletrônicos necessários para o controle e ainda o assento é de US$ 495. Talvez esse seja o maior feito atingido pelos estudantes. Outra iniciativa muito interessante dos estudantes é que eles resolvera postar o projeto da cadeira de rodas em um site chamado The Open Wheelchair Project, o que permite que qualquer família com uma criança que necessite possa comprar e montar uma dessas cadeiras.

FONTE: Gizmodo