Lâmpada que funciona sem eletricidade exige apenas a força da gravidade

Você que lê este post provavelmente tem luz em sua residência. Porém, em todo mundo há cerca de um bilhão de pessoas sem eletricidade, que sem acesso a energia elétrica, precisam utilizar lamparinas de querosene, que são altamente perigosas.

Para ajudar essas pessoas o INDIEGOGO projetou uma maneira segura e reutilizável para produzir luz sem a necessidade de energia elétrica. Batizada de GravityLight 2, a lâmpada para funcionar necessita apenas da gravidade. Através de um método simples, com um peso de mais ou menos 10kg içado por uma corda, seja de pedras, areia, ou outros materiais, a força da gravidade faz com que o peso desça devagar até chão, movimentando uma engrenagem que produz energia iluminando uma luz de LED. Ao chegar ao solo, o peso deverá ser içado ao topo novamente. O tempo de iluminação pode durar de 20 a 30 minutos para cada ciclo.

lampada-a-gravidade

O objetivo da campanha é ajudar pessoas em países em desenvolvimento que não têm acesso à energia elétrica, além de fornecer a luz, espera-se que com a produção da GravityLight nesses países, mais empregos possam ser gerados.

A campanha conseguiu criar lâmpadas em fase de testes que foram realizados em mais de 30 países. Para o projeto se tornar realidade e alcançar a meta de US$ 199.000 a campanha conta também com doações que podem ser feitas neste link.

Assista abaixo o vídeo da campanha

 

Fonte: gizmodo.uol