Inglaterra irá testar estradas que recarregam carros elétricos
Já vimos AQUI que os carros elétricos são uma grande aposta enquanto alternativa energética renovável. Porém, como a tecnologia está em fase de amadurecimento, o abastecimento dos automóveis ainda é um grande desafio.
Neste mês, foi anunciado pela agência de transportes do governo inglês um projeto inovador para testar a tecnologia de “carregamento veicular sem fios”. A ideia é que o sistema seja instalado sob o asfalto em algumas das principais rodovias do país. Assim, evitará que os motoristas precisem parar para recarregar as baterias dos seus carros, o que aumenta a autonomia dos veículos elétricos.
Carregamento por indução magnética
Por mais que a tecnologia de recarga automática ainda esteja sendo testada em alguns lugares, outros locais já a colocaram em funcionamento. No ano de 2013, a cidade sul-coreana de Gumi conseguiu reconstruir uma rua de 12 km, o que permitiu que os ônibus elétricos recarregassem suas baterias enquanto trafegassem.
Esse processo é conhecido como “carregamento por indução magnética” e consiste na utilização de cabos elétricos sob o asfalto para produzir campos magnéticos, esses são absorvidos por um receptor no carro, e depois são convertidos em eletricidade.
No ano passado, uma cidade localizada no sudeste da Ingalterra, a Milton Keynes, chegou a testar um esquema parecido ao da Coréia do Sul. Porém, era um pouco mais limitado porque recarregava baterias de ônibus elétricos por meio de placas instaladas no meio da rua e o experimento, entretanto, exigia que os veículos parassem por alguns minutos para recarregar a bateria.
Postos de recarga de bateria
Um porta-voz da Highways England, Stuart Thompson, afirmou que durante este ano ou em 2016 serão realizados testes fora das ruas, isso quer dizer que esses testes não acontecerão em vias públicas. Porém, disse que ainda é cedo para revelar mais detalhes, já que o local onde esses experimentos, por enquanto, não foi decidido.
A ideia inicial é testar a tecnologia ao decorrer de 18 meses antes de tomar a decisão se o governo financiará um teste oficial em vias públicas. Mesmo que algo dê errado e o plano não venha a se concretizar, a Highways England já se comprometeu a instalar, a longo prazo, postos de recarga de bateria a cada 32 km na sua rede de estradas.
FONTE: BBC