Estresse no ambiente de trabalho

Um dos grandes responsáveis por prejuízos e dias de trabalhos perdidos de um trabalhador é o estresse, e existe atualmente uma quantidade cada vez maior de pessoas que sofrem com doenças que podem estar ligadas ao estresse no ambiente de trabalho.

As causas de estresse no trabalho podem ser das mais variadas, sendo também várias ao mesmo tempo, são elas: volume excessivo de trabalho, falta de controle e organização, pressão dos superiores ou até de familiares e amigos, comportamento inaceitável, alteração do local de trabalho, falta de respeito, instruções contraditórias que podem gerar erros, planejamento errado das ações, cansaço, redução do desempenho, dentre outras que podem ser futuramente identificadas.

Gerenciar de maneira eficaz os problemas que podem causar o estresse, contribui para o desempenho dos trabalhadores que está diretamente ligado a produção e lucro das empresas. A prevenção é o método mais importante de combate ao estresse, o ambiente de trabalho precisa ser agradável, seguro, e as atividades exigidas devem ser equivalentes com o que o trabalhador conseguir suportar, contribuindo para o bem-estar de todos.

Para entender melhor sobre o assunto, assista um vídeo desenvolvido pela Engehall ilustrando sobre a origem dos acidentes elétricos, que podem ter como causa as condições inseguras, ou atos inseguros, do qual o estresse está relacionado.