Cuidados na manutenção de equipamentos
Muitos acidentes e doenças no ambiente de trabalho tem origem na manutenção inadequada de equipamentos. Falhas e falta de profissionais habilitados realizando manutenções tem causado sérios problemas às empresas. Em alguns casos a manutenção que deve ser realizada não é feita, e em outros casos a manutenção é realizada de forma errada. Algumas medidas devem ser observadas quando houver a necessidade de manutenção de equipamentos. Veja abaixo:
– Antes de começar a execução dos trabalhos de manutenção, desligue o equipamento, pois acidentes podem ocorrer se o mesmo estiver em funcionamento no momento do reparo.
Lembre-se também de sinalizar o local onde será realizada a manutenção, para que outras possam estar ciente e não utilizarem o equipamento que está sendo concertado.
– Ao realizar manutenções que necessitem de furos no chão ou na parede, verifique antes se existem canos ou instalações elétricas.
– Nunca faça a manutenção com recursos temporários ou as chamadas “gambiarras”, não tente improvisar, chame o profissional adequado para a função.
– Não se esqueça também de verificar quanto a validade e tempo de uso dos equipamentos, quando o prazo estiver quase espirando lembre-se de realizar a manutenção a tempo.
– Quando a manutenção precisar ser realizada em ambiente confinado, utilize os equipamentos necessários de segurança.
– Se necessário substituir algum equipamento ou peça, troque-os por materiais certificados.