As alternativas energéticas atuais

Com o avanço veloz da tecnologia estamos cada vez mais dependentes da energia elétrica. Porém, a cada dia os cientistas e estudiosos da área se mostram mais preocupados sobre como iremos manter a produção da mesma. Afinal, no Brasil, quase que toda a energia que usamos em nosso cotidiano vem das hidroelétricas e o uso abundante da água, como bem sabemos, está cada vez menos possível e menos viável.

Entende-se como alternativas energéticas o conjunto de tecnologias e maneiras não-tradicionais de transformar e usar a energia. Essas inovações se caracterizam por possuírem um caráter potencialmente sustentável, ou seja, elas causam baixo impacto ambiental, são economicamente viáveis e tem aceitação cultural.

A Cemig, companhia energética que é responsável pelo oferecimento de energia elétrica de Minas Gerais, está investindo em projetos que englobam a utilização de fontes de energia renováveis. Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam. E, no caso da Ceming, há um foco na energia solar, geração eólica biomassa. Além disso, a empresa também se preocupa com a implantação de projetos que visam o uso racional de energia, cogeração e geração distribuída, utilizando diferentes combustíveis, como hidrogênio, gás natural, álcool e biodiesel.

Na semana que se segue iremos aprofundar cada dia em uma alternativa energética para que você construa um senso crítico sobre as tecnologias que o seu país utiliza, o que está sendo oferecido no mercado nacional e internacional e quais são as nossas opções futuras.

As inovações energéticas que serão abordadas são:

Biodiesel
Biomassa
Energia solar
Energia eólica
Hidrogênio e células a combustível
Tecnologia de geração distribuída
Veículo elétrico