Alternativas energéticas: Energia Solar

A energia solar é a energia produzida pelo Sol e que pode ser convertida em energia útil por seres humanos, seja para a produção de eletricidade ou de calor. No Brasil, desde de 2012, o sistema de painéis solares que foi regulamentado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e permite que cada consumidor, seja ele residencial ou empresarial, tenha o direito de gerar sua própria energia elétrica.

Com a energia gerada na sua casa, por exemplo, você pode diminuir o valor da sua conta de luz ou até mesmo conseguir ficar completamente livre da distribuidora de energia. Isso pode acontecer porque com o sistema de painéis solares permite que o consumidor produza a energia para consumo próprio, mas se sobrar alguma quantidade, ou seja, se parte dessa energia não for utilizada e a produção for maior do que o consumo, essa energia é injetada na rede da Enersul e assim ele ganha créditos na próxima conta de luz. Se ainda a produção de energia permanecer sempre superior, o consumidor pode usar seus créditos para reduzir o consumo de uma outra conta que estiver registrada no mesmo CNPJ ou CPF do gerador solar.

Considerando que a energia solar está disponível de forma absolutamente gratuita, por que será que o seu aproveitamento ainda é tão limitado? O problema é que a energia solar se apresenta sob a forma disseminada e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer instalações complexas e caras.

Porém, o aproveitamento da energia solar poderá, em teoria e a longo prazo, tornar-se solução para a maioria dos problemas energéticos da nossa sociedade, apesar de todas as vantagens aparentes possui também desvantagens no decorrer do seu aproveitamento. Citamos algumas delas, confira!

Vantagens da energia solar

• A energia solar não é poluente. A única poluição em questão é a decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares e essa é totalmente controlável utilizando formas de controle existentes atualmente.

• A necessidade de manutenção das centrais é muito pequena.

• Cada vez mais a energia colar se torna uma solução economicamente mais viável. Os painéis solares estão a cada dia mais potentes, ao mesmo tempo que seu custo vem caindo.

• A energia solar é excelente para lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga que haja enormes investimentos em linhas de transmissão.

• Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território.

Desvantagens da energia solar

• Os painéis solares atuais têm um rendimento de apenas 25%.

• As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas as formas de armazenar os combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroelétrica (água).

• Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, tempo nublado, etc.).

• O fato de que durante a noite não haja produção alguma de energia solar, obriga que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.